ACOLHENDO O CUIDADOR: A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL DA MÃE DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.146Palavras-chave:
saúde mental; TEA; psicopedagogia.Resumo
O objetivo deste artigo consiste refletir sobre a saúde mental da mãe e/ou cuidadores da criança com transtorno do espectro autista (TEA), pois é o cuidador quem acaba sendo mais vulnerável ao processo de aproximação e enfrentamento do diagnóstico, vivendo de maneira integral e anulando-se, muitas vezes, de outras vivências. Observa-se, então, a importância das intervenções psicopedagógicas em relação a figura materna, primeiramente no trabalho de aceitação do transtorno, e, em seguida, aprendendo a lidar e assumir a responsabilidade do cuidado e desenvolvimento da criança. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório e de natureza qualitativa, trazendo sentido para os pais/cuidadores das crianças com autismo, que precisam de um acompanhamento individualizado e eficaz. Entretanto, os cuidadores também precisam ser cuidados, melhorando sua autoestima, e, consequentemente, ajudando no desenvolvimento da criança. Esse apoio profissional, a partir de um psicopedagogo, trabalhando a acolhida e a afetividade, será de grande valia para o sucesso de um bom tratamento.
Referências
ABPp. Associação Brasileira de Psicopedagogia. Código de Ética do Psicopedagogo. 2019a. Disponível em: https://www.abpp.com.br/documentos_referencias_codigo_etica.html. Acesso em: 27 out. 2019.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5. Porto Alegre: Artmed; 2014.
AUTISMO E REALIDADE. O que é autismo? Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/. Acesso em: 27 out. 2019.
BOSA; C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria. Porto Alegre; 28(1), 47-53; 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/FPHKndGWRRYPFvQTcBwGHNn/abstract/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 27 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500007
BOSSA, Nádia A. A psicologia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3ª ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
BUSCAGLIA; L. F. Os deficientes e seus pais: um desafio ao aconselhamento. 5 Ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
DELABETHA, A; DA COSTA, G. M. T. PSICOPEDAGOGIA E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. Disponível em: Revista da Educação do IDEAU, [s. l.], v. 9, ed. 20, 2014.
DIEHL, A. A. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOULART, P; ASSIS, G. Estudos sobre autismo em análise do comportamento: aspectos metodológicos. Rev. Bras. Ter. comport. Cogn. Vol. 4. No. 2. São Paulo. 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S15175545200200020007. Acesso em: 2 de nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v4i2.113
NICHOLS, Michael P; SCHWARTZ, Richard C. Terapia familiar: conceitos e métodos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
SCHMIDT, C.; BOSA, C. Estresse e auto-eficácia em mães de pessoas com autismo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 59, n. 2, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672007000200008. Acesso em: 2 de nov. 2021.
WININICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: 2005.
ZANATTA, E. A; GUIMARÃES, A. N; FERRAZ, L; MOTTA, M. G. C. Cotidiano de famílias que convivem com o autismo infantil. Revista Baiana de Enfermagem, 28(3), 271-282, 2014. Disponível em:
http://search.proquest.com/openview/b79b6e0325d3dedf7e3a41bdc036d57b/1?pqorigsite=gscholar&cbl=2040112. Acesso em: 2 de nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.