AS CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM ESTUDANTES AVALIADOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.143Palavras-chave:
Psicopedagogia; TEA; Mediação.Resumo
O Objetivo deste artigo é apresentar a importância da mediação psicopedagógica no apoio à inclusão escolar de estudantes avaliados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa aborda os desafios enfrentados por esses estudantes no ambiente escolar e como a mediação psicopedagógica pode auxiliar na superação dessas dificuldades. Este trabalho se fundamenta em pesquisas que podem concluir a importância do psicopedagogo seja na clínica ou instituição, que é de conhecer o estudante, suas capacidades e dificuldades. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, refletindo sobre os procedimentos de mediação, estratégias e ferramentas para lidar com as demandas específicas nos processos educacionais dos estudantes com (TEA).
Referências
ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Washington, DC: Publicação Psiquiátrica Americana, 2013.
BRASIL Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996.
BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão: Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família 6ª edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015. 19 p.
CAVALCANTE, E; ROCHA, P. S. Autismo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
KEINERT, Maria Helena Jansen de Mello. Espectro Autista: O que é? O que fazer? 2 ed. Curitiba: Íthala, 2017.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 2ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MELLO, A. M. R. Autismo: guia prático. São Paulo: AMA, 2007.
MONTEIRO: Alfabetização e Letramento na Fase Inicial da Escolarização, Educação Inclusiva. São Carlos: EDUFS, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2213. Acesso em: 19 de abr. de 2019.
SCHWARTZMAN, J. S; ARAÚJO, C. A. Transtornos do Espectro do Autismo - TEA. São Paulo: Memnon, 2011.
SOUZA, M. T. C.C. Intervenção psicopedagógica: como e o que planejar? In: SISTO, F.F. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
PORTO, Olívia. Psicopedagogia institucional: teoria, prática e assessoramento, psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak, 2006.
RODRIGUES, Janine Marta Coelho; SPENCER, Eric. A Criança Autista: um estudo psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.