AS CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM ESTUDANTES AVALIADOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Rosa Maria Prado Nunes UNISA
  • Aline Aparecida Perce Eugenio UNISA

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.143

Palavras-chave:

Psicopedagogia; TEA; Mediação.

Resumo

O Objetivo deste artigo é apresentar a importância da mediação psicopedagógica no apoio à inclusão escolar de estudantes avaliados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa aborda os desafios enfrentados por esses estudantes no ambiente escolar e como a mediação psicopedagógica pode auxiliar na superação dessas dificuldades. Este trabalho se fundamenta em pesquisas que podem concluir a importância do psicopedagogo seja na clínica ou instituição, que é de conhecer o estudante, suas capacidades e dificuldades. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, refletindo sobre os procedimentos de mediação, estratégias e ferramentas para lidar com as demandas específicas nos processos educacionais dos estudantes com (TEA).

Referências

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Washington, DC: Publicação Psiquiátrica Americana, 2013.

BRASIL Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996.

BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão: Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família 6ª edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015. 19 p.

CAVALCANTE, E; ROCHA, P. S. Autismo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

KEINERT, Maria Helena Jansen de Mello. Espectro Autista: O que é? O que fazer? 2 ed. Curitiba: Íthala, 2017.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 2ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MELLO, A. M. R. Autismo: guia prático. São Paulo: AMA, 2007.

MONTEIRO: Alfabetização e Letramento na Fase Inicial da Escolarização, Educação Inclusiva. São Carlos: EDUFS, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2213. Acesso em: 19 de abr. de 2019.

SCHWARTZMAN, J. S; ARAÚJO, C. A. Transtornos do Espectro do Autismo - TEA. São Paulo: Memnon, 2011.

SOUZA, M. T. C.C. Intervenção psicopedagógica: como e o que planejar? In: SISTO, F.F. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

PORTO, Olívia. Psicopedagogia institucional: teoria, prática e assessoramento, psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak, 2006.

RODRIGUES, Janine Marta Coelho; SPENCER, Eric. A Criança Autista: um estudo psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

13.07.2025

Como Citar

Rosa Maria Prado Nunes, & Aline Aparecida Perce Eugenio. (2025). AS CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM ESTUDANTES AVALIADOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) . Revista Científica Educ@ção , 10(16). https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.143

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.