Clínica Psicopedagógica: o que o sintoma pode nos dizer?

Autores

  • Aline Aparecida Perce Eugenio UNISA

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.131

Palavras-chave:

psicopedagogia; subjetividade; aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a Psicopedagogia como área de conhecimento interdisciplinar, bem como seu objeto de estudo que é a aprendizagem humana e os ruídos que podem aparecer neste processo. A Psicopedagogia pode ser compreendida a partir de duas modalidades: clínica e a institucional, sendo que este estudo buscar oferecer visibilidade à psicopedagogia clínica, a partir do tripé da mediação estabelecida por meio da avaliação, intervenção e compreensão singular do processo de aprendizagem do sujeito. Sendo assim, ressalta-se que a clínica psicopedagógica busca compreender a queixa escolar por meio do processo de avaliação psicopedagógica, refletindo sobre o modo como as dificuldades de aprendizagem se instalam não apenas na materialidade do déficit da habilidade pedagógica, mas, sobretudo, disparadas por processos de significações subjetivas, que nomeamos de sintomas na aprendizagem. É justamente na relação entre desejo e conhecimento, ou seja, entre as dimensões objetivas e subjetivas do processo de ensinar e aprender que o sintoma na aprendizagem pode ser compreendido e remediado.

Referências

ABPP. Código de ética do Psicopedagogo. Disponível em: <https://www.abpp.com.br/documentos_referencias_codigo_etica.html>. Acesso em agosto. 2023.

ANDRADE, M. S. A escrita inconsciente e a leitura do invisível: uma contribuição às bases teóricas da Psicopedagogia. São Paulo: Memnon, 2002.

BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 5. ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2019.

CRESWELL, J. W; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Penso, 2010.

FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Tradução de Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1991.

FERNÁNDEZ, A. Os idiomas do Aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

01.06.2025

Como Citar

Aline Aparecida Perce Eugenio. (2025). Clínica Psicopedagógica: o que o sintoma pode nos dizer?. Revista Científica Educ@ção , 10(16). https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.131

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.