Clínica Psicopedagógica: o que o sintoma pode nos dizer?
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.131Palavras-chave:
psicopedagogia; subjetividade; aprendizagem.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a Psicopedagogia como área de conhecimento interdisciplinar, bem como seu objeto de estudo que é a aprendizagem humana e os ruídos que podem aparecer neste processo. A Psicopedagogia pode ser compreendida a partir de duas modalidades: clínica e a institucional, sendo que este estudo buscar oferecer visibilidade à psicopedagogia clínica, a partir do tripé da mediação estabelecida por meio da avaliação, intervenção e compreensão singular do processo de aprendizagem do sujeito. Sendo assim, ressalta-se que a clínica psicopedagógica busca compreender a queixa escolar por meio do processo de avaliação psicopedagógica, refletindo sobre o modo como as dificuldades de aprendizagem se instalam não apenas na materialidade do déficit da habilidade pedagógica, mas, sobretudo, disparadas por processos de significações subjetivas, que nomeamos de sintomas na aprendizagem. É justamente na relação entre desejo e conhecimento, ou seja, entre as dimensões objetivas e subjetivas do processo de ensinar e aprender que o sintoma na aprendizagem pode ser compreendido e remediado.
Referências
ABPP. Código de ética do Psicopedagogo. Disponível em: <https://www.abpp.com.br/documentos_referencias_codigo_etica.html>. Acesso em agosto. 2023.
ANDRADE, M. S. A escrita inconsciente e a leitura do invisível: uma contribuição às bases teóricas da Psicopedagogia. São Paulo: Memnon, 2002.
BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 5. ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2019.
CRESWELL, J. W; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Penso, 2010.
FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Tradução de Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1991.
FERNÁNDEZ, A. Os idiomas do Aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

