CONTRIBUIÇOES DO ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.141Palavras-chave:
Educação especial. Relato de Experiência. Psicopedagogia.Resumo
O artigo tem por objetivo descrever as contribuições da Educação Especial na formação acadêmica de estudantes de psicopedagogia e refletir como o Relato de Experiência (RE) contribui para a atuação do profissional de apoio da educação especial na rede pública. O Relato de experiência, conforme definido por Mussi (2021), apresenta-se como expressão escrita de vivência e como modalidade de escrita acadêmica, sendo relevante, não só do ponto de vista do desenvolvimento profissional, mas também científico, como forma de socialização do conhecimento produzido. O presente relato parte da observação do trabalho profissional em interação de um estudante com diagnostico F70+F90.1 (CID 10) e das dificuldades no atendimento na educação especial, inclusão e as dificuldades de escolarização na rede pública de MG. A experiência é vivenciada em uma Instituição de Ensino Municipal por um profissional da Educação Especial. O Relato permite refletir e compreender de forma mais profunda o trabalho em situação profissional dos assistentes da educação especial e pode contribuir para o aprendizado da prática de suporte individualizado para o aprendente com necessidades especiais ou deficiências, afim de alcançar objetivos educacionais, inclusão e interação social, possibilitando aos acadêmicos de psicopedagogia um olhar sobre a rotina, dificuldades, lacunas e potencialidades em processos inclusivos, ampliando o leque de abordagens para os futuros profissionais da psicopedagogia. Portanto, devem-se ressaltar as contribuições da Educação Especial, tanto para os acadêmicos quanto para os docentes dos acadêmicos de psicopedagogia.
Referências
AKINSOLA, M. K.; OLOWOJAIYE, F. B. Teacher Instructional Methods and Student Attitudes towards Mathematics. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 3, n. 1, p. 60-73, 2008. DOI: https://doi.org/10.29333/iejme/218
ARTIGUE, M.; WINSLOW, C. International comparative studies on mathematics education: a viewpoint from the anthropological theory of didactics. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 31, n. 1, p. 2-36, 2010.
FREDRICKS, J. A.; MCCOLSKEY, W. The Measurement of Student Engagement: A Comparative Analysis of Various Methods and Student Self-report Instruments. In: SKINNER, E. A.; PIMM, J. (Eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012, p. 763-782. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_37
HAGENAUER, G.; HASCHER, T.; VOLET, S. E. Teacher emotions in the classroom: associations with students’ engagement, classroom discipline and the interpersonal teacher-student relationship. European Journal of Psychology of Education, v. 30, p. 385-403, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10212-015-0250-0
HAKAN, S. The Effect of Science, Technology, Engineering and Mathematics-STEM Educational Practices on Students' Learning Outcomes: A Meta-Analysis Study. Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 17, n. 2, p. 125-142, 2018.
HARUN, B.; BADRUN, K.; ABDUL, M. Student Attitude and Mathematics Learning Success: A Meta-Analysis. International Journal of Instruction, v. 14, n. 4, p. 209-222, 2021. DOI: https://doi.org/10.29333/iji.2021.14413a
KARAKOÇ, B.; ERYILMAZ, K.; OZPOLAT, E. T.; YILDIRIM, I. The Effect of Game-Based Learning on Student Achievement: A Meta-Analysis Study. Technology, Knowledge and Learning, v. 27, p. 207-222, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10758-020-09471-5
LESSANI, A.; YUNUS, A. S. M.; BAKAR, K. B. A. Comparison of new mathematics teaching methods with traditional method. International Journal of Social Sciences, v. 3, n. 2, p. 1285-1297, 2017. DOI: https://doi.org/10.20319/pijss.2017.32.12851297
MISHRA, R. K.; REDDY, G. Y. S.; PATHAK, H. The Understanding of Deep Learning: A Comprehensive Review. Mathematical Problems in Engineering, 2021. DOI: https://doi.org/10.1155/2021/5548884
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.