APRENDER AO LONGO DA VIDA: A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO TRABALHO COM IDOSOS

Autores

  • Priscila Aparecida UNISA
  • Aline Aparecida Perce Eugenio UNISA

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.136

Palavras-chave:

psicopedagogia; idosos; aprendizagem.

Resumo

A sociedade contemporânea tem testemunhado um aumento significativo na expectativa de vida, gerando um crescente interesse na qualidade de vida e no bem-estar dos idosos. Nesse contexto, este artigo propõe investigar o papel da psicopedagogia na mediação com idosos, por meio de uma ação preventiva ou terapêutica de remediação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, com análise de dados institucionais já coletados, apresentando como a atuação psicopedagógica pode emergir como uma ferramenta fundamental para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos indivíduos ao longo da vida. No entanto, é importante que os profissionais envolvidos nesta área estejam continuamente atualizados e sensíveis às particularidades do envelhecimento, garantindo uma abordagem eficaz e compassiva. É imperativo que sejam desenvolvidas políticas públicas e programas de intervenção, que promovam a educação e a saúde dos idosos, garantindo-lhes acesso igualitário às oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

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Publicado

02.06.2025

Como Citar

Priscila Aparecida, & Aline Aparecida Perce Eugenio. (2025). APRENDER AO LONGO DA VIDA: A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO TRABALHO COM IDOSOS. Revista Científica Educ@ção , 10(16). https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.136

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