APRENDER AO LONGO DA VIDA: A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO TRABALHO COM IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.136Palavras-chave:
psicopedagogia; idosos; aprendizagem.Resumo
A sociedade contemporânea tem testemunhado um aumento significativo na expectativa de vida, gerando um crescente interesse na qualidade de vida e no bem-estar dos idosos. Nesse contexto, este artigo propõe investigar o papel da psicopedagogia na mediação com idosos, por meio de uma ação preventiva ou terapêutica de remediação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, com análise de dados institucionais já coletados, apresentando como a atuação psicopedagógica pode emergir como uma ferramenta fundamental para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos indivíduos ao longo da vida. No entanto, é importante que os profissionais envolvidos nesta área estejam continuamente atualizados e sensíveis às particularidades do envelhecimento, garantindo uma abordagem eficaz e compassiva. É imperativo que sejam desenvolvidas políticas públicas e programas de intervenção, que promovam a educação e a saúde dos idosos, garantindo-lhes acesso igualitário às oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
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