FRACASSO OU DEPRECIAÇÃO NA APRENDIZAGEM ASSOCIADO AO INDIVÍDUO COM SINTOMA DE DEPRESSÃO OU TRANSTORNO POR ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.135Palavras-chave:
Neurociências; Aprendizagem; Transtornos Mentais.Resumo
Da necessidade de investimentos em ações preventivas na saúde mental no Brasil, por meio de equipes Multiprofissionais, destacamos o Psicopedagogo como uma das figuras relevantes, uma vez que atua não só no tratamento e reabilitação do aprender, mas principalmente na prevenção das dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento das potencialidades humanas relativas à aprendizagem e suas interrelações, tanto na dimensão subjetiva quanto social. Diante da possibilidade de quadros de transtorno do humor depressivo e o estresse pós-trauma, como agentes causadores de prejuízos significativos na aprendizagem, que podem muitas vezes acompanhar o indivíduo ao longo de sua vida ou em parte significativa dela, a importância de um profissional que atue na otimização e potencialização da aprendizagem se torna imprescindível. Assim, com o intuito de verificar a importância do psicopedagogo diante de situações que apresentam indícios sintomáticos de depressão e reações disfuncionais agudas pós-trauma, é que se cunhou a presente pesquisa, para mostrar como a intervenção psicopedagógica pode-se apresentar vantajosa nas situações apresentadas.
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