FRACASSO OU DEPRECIAÇÃO NA APRENDIZAGEM ASSOCIADO AO INDIVÍDUO COM SINTOMA DE DEPRESSÃO OU TRANSTORNO POR ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

Autores

  • Analu Fogaça Monteiro UNISA
  • Vera Ponciano UNISA
  • Marly Mariza Rodrigues UNISA

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.135

Palavras-chave:

Neurociências; Aprendizagem; Transtornos Mentais.

Resumo

Da necessidade de investimentos em ações preventivas na saúde mental no Brasil, por meio de equipes Multiprofissionais, destacamos o Psicopedagogo como uma das figuras relevantes, uma vez que atua não só no tratamento e reabilitação do aprender, mas principalmente na prevenção das dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento das potencialidades humanas relativas à aprendizagem e suas interrelações, tanto na dimensão subjetiva quanto social. Diante da possibilidade de quadros de transtorno do humor depressivo e o estresse pós-trauma, como agentes causadores de prejuízos significativos na aprendizagem, que podem muitas vezes acompanhar o indivíduo ao longo de sua vida ou em parte significativa dela, a importância de um profissional que atue na otimização e potencialização da aprendizagem se torna imprescindível. Assim, com o intuito de verificar a importância do psicopedagogo diante de situações que apresentam indícios sintomáticos de depressão e reações disfuncionais agudas pós-trauma, é que se cunhou a presente pesquisa, para mostrar como a intervenção psicopedagógica pode-se apresentar vantajosa nas situações apresentadas.

Referências

BORGES, J. L.; DELL'AGLIO, D. D. Relações entre abuso sexual na infância, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e prejuízos cognitivos. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 2, p. 371–379, abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/vzB7BZxdqrbmKZC7dkdmXhb/#. Acesso em: 8 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200020

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997. v. 9.

BRIERE, J. & ELLIOTT, D. M. Prevalence and psychological sequelae of self-reported childhood physical and sexual abuse in a general population sample of men and women. Child Abuse & Neglect, 2003. 27 (10), 1205-1222. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14602100/. Acesso em: 8 jun.2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2003.09.008

BUSATTO, G.; ALMEIDA, J. C. de; CERQUEIRA, C. T.; GORENSTEIN, C. Correlatos anatômico-funcionais das emoções mapeados com técnicas de neuroimagem funcional. Psicologia USP, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 135-157, 2006. DOI: 10.1590/S0103-65642006000400008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41867. Acesso em: 8 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000400008

CÂMARA FILHO, J. W. S.; SOUGEY, E. B. Transtorno de estresse pós-traumático: formulação diagnóstica e questões sobre comorbidade. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 23, n. 4, p. 221–228, dez. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/VmVFLnd8xyyW5DPBDKmDhDp/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 8 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462001000400009

CARVALHO, J. C. Núñez O impacto dos maus-tratos na cognição e na emoção durante a infância. Tese (Doutorado). Programa de pós-graduação em Psicologia PUCRS. Porto Alegre. Fevereiro, 2016. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6564/2/TES_JANAINA_CASTRO_NUNEZ_CARVALHO_PARCIAL.pdf. Acesso em: 8 jun. 2023.

CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://hdl.handle.net/10923/3004. Acesso em: 8 jun. 2023.

CECCIM, R.B. Classe hospitalar: encontros da educação e da saúde no ambiente hospitalar. Pátio. 1999; Ano III Nº 10. Acesso em: 28 mai. 2023.

Downloads

Publicado

02.06.2025

Como Citar

Analu Fogaça Monteiro, Vera Ponciano, & Marly Mariza Rodrigues. (2025). FRACASSO OU DEPRECIAÇÃO NA APRENDIZAGEM ASSOCIADO AO INDIVÍDUO COM SINTOMA DE DEPRESSÃO OU TRANSTORNO POR ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO. Revista Científica Educ@ção , 10(16). https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.135

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.