INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: JOGOS PSICODRAMÁTICOS COMO PROPOSTA NAS SÉRIES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.137Palavras-chave:
jogos psicodramáticos nas séries iniciais; psicodrama com crianças; jogos psicodramáticos com intervenção na psicopedagogia; teoria Moreriana nas séries iniciais; o lúdico nas séries iniciais de ensino.Resumo
O presente artigo buscou certificar sobre os jogos psicodramáticos nas séries iniciais com a intervenção psicopedagógica. A pesquisa bibliográfica procurou verificar as propostas, orientações e metodologias recomendada para o especialista psicopedagogo por meio do brincar e as ressignificações que norteiam teoria e prática Moreriana, como também, apresentar os recursos e desafios encontrados durante esse percurso de aprendizagem. Na primeira etapa, abordamos o surgimento do psicodrama no Brasil, a escolha para o atendimento coletivo ou individual por profissionais com jogos psicodramáticos com técnicas e intervenções no ensino fundamental com os discentes. Na segunda etapa, seguimos apresentando os benefícios dos jogos psicodramáticos, bem como, a relação histórica, social, afetiva, familiar, cultural, e as ferramentas utilizadas no atendimento psicopedagógico, pois toda intencionalidade deve assegurar e respeitar a criança em todas as etapas ao longo da vida. Além disso, buscamos indicar as principais práticas no campo de aprendizagem mediados com jogos, a partir das bases teóricas, ampliando as influências do psicodrama em todo o percurso de desenvolvimento humano. Finalizamos o presente artigo propondo continuidade às pesquisas com a dramatização e jogos, investigando o importante diálogo principalmente nas séries iniciais, no tocante aos benefícios, repertórios, a fim de, fomentar e promover autointegração efetiva que alcance o conhecimento absoluto no processo de aprendizagem humana.
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