A LINGUAGEM MUSICAL COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.132Palavras-chave:
linguagem musical na infância; música na educação infantil; o papel da música na educação; música no ambiente escolar; recursos da musicalização na educação.Resumo
O presente artigo buscou certificar a linguagem musical como proposta de ferramenta pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa bibliográfica procurou verificar as orientações e metodologia utilizadas com brincadeiras musicais, como também, analisamos os recursos e desafios encontrados durante esse percurso de aprendizagem. Na primeira etapa, abordamos o surgimento da música na vida do indivíduo e as contribuições no desenvolvimento para sua aprendizagem. Na segunda etapa, seguimos apresentando a integração da linguagem musical no ambiente escolar, pois toda intencionalidade deve assegurar e respeitar a criança em todas as etapas ao longo da vida. Além disso, buscamos na terceira etapa considerar as principais práticas no campo de aprendizagem mediados com a música, a partir das bases teóricas, ampliando as influências percurso de desenvolvimento humano. Finalizamos o presente artigo propondo continuidade às pesquisas com a dramatização e jogos, investigando o importante diálogo principalmente nas séries iniciais, no tocante aos benefícios, repertórios, a fim de, fomentar e promover autointegração efetiva que alcance o conhecimento absoluto no processo de aprendizagem humana.
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