A LINGUAGEM MUSICAL COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Márcia Araújo Silva Souza SEDUC/SP
  • Vera Ponciano

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.132

Palavras-chave:

linguagem musical na infância; música na educação infantil; o papel da música na educação; música no ambiente escolar; recursos da musicalização na educação.

Resumo

O presente artigo buscou certificar a linguagem musical como proposta de ferramenta pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa bibliográfica procurou verificar as orientações e metodologia utilizadas com brincadeiras musicais, como também, analisamos os recursos e desafios encontrados durante esse percurso de aprendizagem. Na primeira etapa, abordamos o surgimento da música na vida do indivíduo e as contribuições no desenvolvimento para sua aprendizagem. Na segunda etapa, seguimos apresentando a integração da linguagem musical no ambiente escolar, pois toda intencionalidade deve assegurar e respeitar a criança em todas as etapas ao longo da vida. Além disso, buscamos na terceira etapa considerar as principais práticas no campo de aprendizagem mediados com a música, a partir das bases teóricas, ampliando as influências percurso de desenvolvimento humano. Finalizamos o presente artigo propondo continuidade às pesquisas com a dramatização e jogos, investigando o importante diálogo principalmente nas séries iniciais, no tocante aos benefícios, repertórios, a fim de, fomentar e promover autointegração efetiva que alcance o conhecimento absoluto no processo de aprendizagem humana. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. v.3.

Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. v.2. Formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil/Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. p. 36.

BRASIL. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo Integrador da infância paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015, 72p.

BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil. Propostas para formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

FONTERRABA, Marisa Trench de Oliveira. Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical. São Paulo: Editora UNESP, 2015, 267 p. DOI: https://doi.org/10.7476/9788568334607

GOHN, Maria da Glória; Stavracas, Isa. O Papel da Música na Educação Infantil. EccoS Revista Científica, vol. 12, núm.2, julio-diciembre, 2010, pp. 85-103. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n2.1563

JABER, Maíra dos Santos. O bebê e a música: sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal/Maíra dos Santos Jaber. 2013. 135f.

MEDINA, Alice. As escritas corporais da caixinha de música: Educação Infantil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 64, p. 267-281, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.48668

Downloads

Publicado

01.06.2025

Como Citar

Márcia Araújo Silva Souza, & Vera Ponciano. (2025). A LINGUAGEM MUSICAL COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Científica Educ@ção , 10(16). https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.132

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.