PSICODRAMA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: A CONTRIBUIÇÃO DE MORENO PARA A PSICOPEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v10i16.133Palavras-chave:
Psicodrama; Narrativa autobiográfica; Psicopedagogia; Criatividade; Espontaneidade.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender as contribuições do psicodrama, conforme proposto por Jacob Levy Moreno, para os processos de aprendizagem e desenvolvimento subjetivo, por meio das narrativas autobiográficas, especialmente no contexto da psicopedagogia. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, com base em livro e artigos científicos que tratam da Psicodrama e das Narrativas Autobiográficas. As obras foram analisadas nos aspectos teóricos, históricos e técnicos, evidenciando o valor terapêutico e educativo do psicodrama, sobretudo ao favorecer a espontaneidade, a criatividade e a ressignificação de experiências, por meio da ação dramática. Sendo assim, observou-se que o psicodrama não apenas auxilia na elaboração de conflitos internos, mas também fortalece a construção da autoria de pensamento, ampliando o campo do possível e do pensável nos sujeitos. Portanto, destacam-se o psicodrama como uma abordagem que integra emoção, corpo e linguagem simbólica, sendo especialmente útil em práticas psicopedagógicas voltadas à escuta sensível, ao acolhimento e à promoção da aprendizagem significativa.
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